Látex é uma dispersão estável (emulsão) de micropartículas poliméricas em meio aquoso, e pode ser natural ou sintético.
Na natureza, o látex é encontrado como secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a papoula, a seringueira, o mamoeiro e o Caucho (castilloa). Quando feridas no caule, as plantas reagem produzindo o látex, que tem a função de, consolidado por oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado.
Largamente utilizado pela indústria para a confecção de preservativos, luvas , balões em látex (bexigas) e drenos cirúrgicos,etc.
Além da borracha em si, o látex serve para a confecção de diversos artefatos produzidos por comunidades tradicionais, tais como sacos encauchados e encauchados de vegetais da Amazônia. Aqueles precisam ser defumados e são aplicações do látex sobre tecidos industrializados. Estes são uma evolução; trata-se apenas de látex com fibras vegetais, originando massa que pode ser moldada na forma de mantas e outros artefatos.
Balões personalizados são grandes brinquedos e materiais de artesanato, e fazem decorações divertidas e alegres para eventos especiais.
Fonte: http://aliciac.hubpages.com/hub/Balloon-Sculptures-and-the-History-of-the-Balloon